Como os Aviões Podem te Ensinar Física: Ângulos Driedro e Adriedro.
Neste capítulo, iremos esboçar sobre diferentes tipos de asas; sobre as suas funcionalidades em voo, sempre, como de costume, adotando uma explicação física.
Na aviação, existem muitas categorias de aeronaves, cada uma capacitada para realizar distintas tarefas, sendo para treino, e até mesmo, transportar imensas cargas. Obviamente, a variação de uma categoria para outra, pode influenciar na estrutura; Diferentes motores, diferentes desenhos aerodinâmicos, reforço na fuselagem, e, também, na configuração de asa.
Confira agora, os diferentes tipos de formatos de asa:
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Driedro:
É quando um ângulo se integra a um espaço tridimensional. Na aviação, este tipo de ângulo é incorporado à diversos tipos de aeronaves; de grande porte ou pequeno. Este tipo de configuração traz mais estabilidade lateral, seu formato parece um “V” como explícito na imagem a seguir.
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Adriedro ou Driedro negativo:
É uma variação do ângulo driedro, só que neste tipo de configuração, se encontra inversa à imagem do ponto anterior. Ela é usado, geralmente, em aviões cargueiros, como o estrelíssimo AN-225. Este tipo de configuração, mantém o centro de massa abaixo da planta das asas, o que mantém o avião muito estável por natureza; a inclinação para baixo, permite ao avião, realizar manobras úteis.
*É conhecido também como driedro negativo.

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Enflechada:
Essa forma geométrica é a mais usada na aviação. Ela permite mais arrasto à aviões rápidos, usado, geralmente em aviões militares e comerciais. Assim como o Driedro, varia-se de dois modos: Negativo e Positivo.
Positivo

Negativo

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Reta
Permite ao avião, excelente manobrabilidade em baixas velocidades. É comumente usada em aeromodelos, mas é usada, também, por caças.

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